*Biografia


Nascido em São Paulo, em meados dos anos 60, neto de italiano por parte do pai e bisneto por parte da mãe, teve inclinação para a música desde pequeno.
Quando tinha cerca de 12 anos de idade, conheceu o neto de uma senhora portuguesa, amiga da família e vizinha de frente à sua casa, na Freguesia do Ó - São Paulo. O neto dessa vizinha vinha visitá-la com certa freqüência e os dois – ele e o Marco - com idades parecidas, brincavam juntos na rua de terra ou nos quintais enormes das casas.Marco, quando soube que seu colega estudava violão e já tocava algumas peças, disse aos seus pais: “eu também quero estudar e tocar violão!”.
Pouco tempo depois, começou seus estudos de violão, no bairro da Lapa, aonde ia duas vezes por semana ter aulas particulares com David Gyorgi. Seu colega de infância -que indicou o professor - também estudara com ele, e é atualmente violonista-concertista e professor em Goiania, e se chama Eduardo Meirinhos.
Marco estudou quase três anos regularmente com esse professor e depois prosseguiu de forma autodidática.
Entre os métodos e livros que estudou constam “A Escola do Violão”, de F. Tárrega; “La Escuela de la Guitarra”, de M. R. Arenas; “Bona”, método completo para divisão e sofejo; “Harmonia para MPB”, de vários autores; “Pozzoli”, ditado rítmico; “Leitura Rítmica Musical” de Samuel Arcanjo, entre outros.
Paralelamente aos seus estudos musicais, estudou e se formou técnico eletrônico pela E.T.F.S.P, em 1982, chegando a atuar alguns anos nesta área de trabalho.



Autor e Editor de vários livros e material didático para violão e música em geral;
Arranjador, especializado em música popular brasileira autêntica - Choro, Samba, Baião, entre outros gêneros - e com incursões na música erudita;
Professor de música: 20 anos de experiência adquirida lecionando violão - 6 e 7 cordas - e cavaquinho em: escolas, ULM, entidades culturais, autarquias, grêmios e particular.
Músico violonista - violão de 6 e 7 cordas - solista e/ou acompanhante de grandes nomes da música nacional - instrumental e cantada.
Técnico em eletrônica pela Escola Técnica Federal de São Paulo, formado em 1.982.

Website:
www.marcobertaglia.com.br
www.oviolaode7cordas.com.br

Áudios demonstrativos

Ouça abaixos o(s) áudio(s) de demonstração gravado(s) com instrumento(s) J M Santos.
O Piano Alemão ( Bartel e Juppi Schitz ) - Marco Bertáglia
O Despertar da montanha ( Eduardo Souto ) - Marco Bertaglia
Divagando ( Dilermando Reis ) - Marco Bertaglia
El Choclo ( A G Villoldo ) - Marco Bertaglia

Jorge do Fusa ( Garoto )

Vésper ( Ernesto Nazareth )

Quebrando o Galho ( Jacob do Bandolim )

Luiza ( Tom_Jobim )

Gavoto ( F Tárrega )

Valsa Nº 7(Chopin)

www.jmsantosguitars.com